No mundo do esporte, uma estratégia comum é o uso de alimentos e/ou suplementos como pré-treino, visando maximizar o desempenho durante os exercícios. O objetivo central dessa abordagem é otimizar a entrega de nutrientes essenciais para os músculos, permitindo um fornecimento adequado de energia, recuperação e suporte metabólico.
Ao garantir a chegada eficiente de nutrientes à musculatura, é possível promover uma melhoria no desempenho esportivo, proporcionando maior resistência, força e potência para enfrentar os desafios físicos com eficácia. Nesse sentido, a escolha criteriosa de alimentos e suplementos pré-treino desempenha um papel fundamental na preparação e no sucesso dos atletas em suas atividades esportivas -vem entender o uso do nitrato e como a adicionar a beterraba na sua dieta.
Tipos de Nitrato
O nitrato, por sua vez, é um composto que possui propriedades para garantir melhor performance esportiva. Não é de hoje que o nitrato tem utilidade. No século XVI utilizava-se nitrato de potássio como diurético nos casos de edema, até que na década de 1930 diuréticos alternativos se tornaram disponíveis.
O nitrato (NO3) quando consumido através da dieta ou suplementação, no organismo humano, ele é reduzido a nitrito (NO2) e depois a óxido nítrico (NO), um gás que aumenta a vasodilatação e contribui para melhora de performance e possível resistência a fadiga.
Nitrato e a Vasodilatação
Além dos benefícios advindos da vasodilatação, o nitrato ainda pode ter efeito na preservação dos estoques de creatina fosfato, que é utilizada para geração de ATP (energia) nos esportes de alta intensidade e duração curta. Sabe-se que quanto maior o estoque de creatina fosfato, mais ATP conseguirá gerar nas provas mais intensas, melhorando a performance. Dessa forma, se o nitrato preserva o estoque de creatina fosfato, trará para o atleta melhor desempenho esportivo quando precisar utilizar dessa reserva.
Diferente de outros vasodilatadores que para ter efeito ergogênico necessitam de suplementação, o nitrato é encontrado em grande quantidade em alguns alimentos, sendo a beterraba a mais conhecida. Mas, além disso, os vegetais folhosos verdes, como o repolho, rúcula, rabanete e alface, também possuem uma boa quantia (e até mais) enquanto a beterraba possui em média 150mg de nitratos para cada 100g e a rúcula, 260 mg. Que tal adicionar esses alimentos na sua dieta e garantir maior perfomance no dia a dia?