Além do foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha “Novembro Azul” também busca desmistificar tabus e preconceitos em torno da saúde masculina, encorajando os homens a adotarem um estilo de vida saudável e a fazerem exames médicos regularmente.
Um tópico da saúde masculina ainda cercado por alguns tabus e falta de informação é o câncer de testículo. Isso ocorre devido a vários fatores, incluindo a natureza sensível do tema e a relutância de alguns homens em discutir questões relacionadas aos órgãos genitais.
Estatísticas e a importância da conscientização
O câncer de testículo, embora raro, é uma preocupação significativa devido à sua maior incidência em homens em idade produtiva, entre 15 e 50 anos. Mundialmente, ele representa aproximadamente 1% de todos os tumores masculinos e cerca de 5% das malignidades urológicas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a idade média de diagnóstico do câncer de testículo é de 33 anos, sendo mais comum em homens brancos. A incidência do câncer de testículo é maior nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, quando comparada às regiões Norte e Nordeste.
É um tipo de câncer que pode ser curado se diagnosticado precocemente. Por isso, é importante que os homens estejam cientes dos sintomas e da importância da autoavaliação testicular.
Conheça as pós-graduações da Plenitude Educação!
Fatores de risco
Os principais fatores de risco para o câncer de testículo incluem:
• História familiar de câncer de testículo;
• Criptorquidia: quando um ou ambos os testículos não desceram para a bolsa escrotal durante a formação do bebê;
• Infertilidade;
• Síndrome de Klinefelter (condição genética que ocorre quando o homem tem um cromossomo X extra);
• Exposição à radiação ionizante.
Sinais e sintomas
O principal sintoma do câncer de testículo é o aparecimento de um nódulo ou inchaço no testículo. Outros sintomas possíveis incluem:
• Dor no testículo ou escroto;
• Sensação de peso no escroto;
• Dor na virilha ou abdômen;
• Mudança na aparência do testículo, como aumento ou redução de tamanho ou mudança na textura.
Autoavaliação testicular
A autoavaliação testicular é um procedimento importante na detecção precoce do câncer de testículo.
Realizar a autoavaliação testicular regularmente envolve tocar e sentir os testículos em busca de qualquer anormalidade, como nódulos, inchaços, dor ou alterações na textura ou tamanho dos testículos.
Os passos básicos para a autoavaliação testicular são:
1) Faça a autoavaliação após um banho quente, quando o escroto estiver relaxado;
2) Usando os dedos indicador e médio, segure suavemente um testículo entre os dedos;
3) Role o testículo entre os dedos, deslizando-os suavemente sobre a superfície. Procure por qualquer caroço, inchaço ou diferença notável;
4) Repita o processo com o outro testículo.
A autoavaliação testicular deve ser realizada mensalmente, a partir dos 15 anos de idade, e qualquer alteração ou anormalidade deve ser relatada a um profissional de saúde.
Conheça as pós-graduações da Plenitude Educação!
Exames médicos regulares
Além da autoavaliação testicular, os homens com histórico familiar de câncer de testículo devem realizar exames médicos regulares, como o exame de toque retal e o ultrassom testicular.
Os profissionais de saúde e a conscientização
Os profissionais de saúde desempenham um papel importante na conscientização sobre o câncer de testículo e na promoção da detecção precoce.
Aqui estão algumas dicas para profissionais de saúde:
• Fale sobre o câncer de testículo com seus pacientes;
• Promova a autoavaliação testicular;
• Incentive seus pacientes com histórico familiar de câncer de testículo a realizar exames médicos regulares.
Conheça as pós-graduações da Plenitude Educação!
Especialização para um atendimento de excelência
A Plenitude Educação compreende a necessidade dos profissionais da saúde de aprimorarem suas habilidades e seus conhecimentos. É por isso que oferecemos uma ampla variedade de pós-graduação nas áreas de nutrição, medicina e saúde.
Nossos cursos são elaborados para fornecer uma base sólida e, ao mesmo tempo, permitir a especialização em campos específicos e diferenciados para que nossos alunos estejam preparados para enfrentar os desafios da prática profissional.
Nossa missão é formar profissionais de saúde qualificados e comprometidos com a promoção da saúde e do bem-estar dos pacientes.