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Hoje o mundo vem se ajustando todos os dias. Novos recursos, redes sociais e maneiras de se viver surgem em meio das necessidades. O atendimento online é a realidade do momento, e acredito que continue assim por um bom tempo. Porém, muitos profissionais ainda continuam resistentes ao novo formato de atendimento, esperando que o mundo se normalize para retomar à realidade anterior, mas, infelizmente, isso não vai acontecer tão cedo. Por esses motivos, quem não migrar o seu trabalho para as plataformas digitais irá perder espaço no mercado.

No cenário em que vivemos atualmente, os meios digitais se tornaram ferramentas indispensáveis para comunicação, trabalho e aproximação das pessoas em momento de distanciamento social. Explorar esses recursos, como o atendimento online, cursos/aulas EAD e ebooks, é uma maneira de estar se ajustando de acordo com as necessidades. Com isso, é muito importante que seu público saiba te encontrar – e não existe maneira melhor do que nas redes sociais.   

Redes Sociais e o Código de Ética

O Capítulo 4 do Código de Ética dos Nutricionistas, que trata dos Meios de Comunicação e Informação, no Art. 55 nos mostra que: “É dever do nutricionista, ao compartilhar informações sobre alimentação e nutrição nos diversos meios de comunicação e informação, ter como objetivo principal a promoção da saúde e a educação alimentar e nutricional, de forma crítica e contextualizada e com respaldo técnico-científico.”  

E porque destacar essa única parte? Para mim, o conteúdo educacional e informativo, é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de promover o seu trabalho nas redes sociais sem fugir das condutas éticas.  Afinal, o conteúdo educacional é todo material que visa levar aprendizado e valor ao público, e gerar proximidade com a marca. Especialmente em períodos de crise global, como a pandemia do coronavírus, fortalecer a relação com a sua audiência é fundamental. Por isso, posts nas redes sociais, videoaulas, ebooks, blogs, posts e webinars têm grande valor. 

Primeiros Passos

Pensando em redes sociais, é importante saber identificar qual é a persona que você quer atingir (sexo, faixa etária, hobbies, nicho etc), até para saber qual é a rede social que esse público especifico mais utiliza (Instagram, Facebook, Tiktok, Snapchat etc). Um gráfico que analisou quais são os Apps mais baixados no mundo, mostrou que o seguinte ranking:  

Como podemos ver, no cenário atual surgiram novos aplicativos e ferramentas para comunicação, trabalho e estudos. É aí que entra a questão de saber aproveitar a direção dos ventos e alçar as velas para o lado certo. Possuindo todas essas informações, sugiro que faça as seguintes perguntas:  

1 – QUAL: quais gostos, interesses, hobbies, problemas e necessidades têm sua audiência?   

2 – COMO: como você pode ajudar, entreter, informar as pessoas nas suas redes sociais?  

3 – O QUE: o que as pessoas fazem, sentem e desejam depois de ver um conteúdo seu? 

4 – ONDE: quais são os meios e formatos (vídeos, imagem, áudio, texto) o seu público costuma consumir nas suas redes?  

Sabendo responder essas 4 perguntas, será muito fácil criar uma estratégia de ação e seus conteúdos terão maior autoridade.  

Além disso, é importante criar um bom perfil nas suas redes. Como?  

ENCONTRE SEU NICHO 

Se você é da área da nutrição clínica e esportiva, por exemplo, e você deseja trabalhar com atletas, postar conteúdos que não envolvam essas especialidades, não te ajudará a aproximar o público desejado. Não adianta nada ter uma arma e não saber mirar no alvo.   

INVESTIGUE E ENCONTRE UM PROBLEMA PARA RESOLVER 

Essa parte é muito importante, pois se você divulga conteúdos apenas por divulgar, sem pensar naquelas 4 perguntas acima, dificilmente você será uma autoridade no assunto. Resolver os problemas das pessoas através dos seus conteúdos, faz com que elas criem sentimentos de acolhimento e cuidado, consequentemente, serão fiéis a você. Se vender algum tipo de serviço, há grandes chances de serem seus clientes. 

TENHA UM NOME DE USUÁRIO FÁCIL DE ENTENDER E LEMBRAR 

Possuir um “@” fácil e que arremeta o seu tipo de serviço, além de utilizar seu nome e sobrenome, facilita muito na hora das pessoas pesquisarem por você nas redes sociais, por exemplo, meu nome é João Pinheiro e sou nutricionista, meu username nas redes sociais é @joaopinheironutri. Se utilizar caracteres diferentes, como números e underlines, dificilmente as pessoas vão achar o seu perfil.   

A SUA BIOGRAFIA DEVE EXPLICAR DO QUE SE TRATA SUA CONTA 

As redes sociais permitem que você coloque uma breve biografia no seu perfil. Saiba utilizar esse espaço para criar um “mini currículo”, mostrando quais são os seus tipos de serviço, suas especialidades, além de anexar links que direcionem as pessoas para os seus outros canais de comunicação (whatsapp, site, ebook, cursos etc). Fazendo isso, quem acessar o seu perfil, em poucas palavras saberá muito bem o que você faz e, caso ela se identifique, há grandes chances de que consuma seus tipos de serviços.  

FOQUE NOS CONTEÚDOS EDUCATIVOS E HUMANIZADOS 

O conceito do conteúdo educativo é oferecer uma relação de troca com o público. Enquanto o aprendizado é oferecido de maneira gratuita e acessível, você conquista reconhecimento e empatia por parte da sua audiência. Assim, uma relação mais próxima é criada, gerando um engajamento que pode ser amplamente explorado no longo prazo, como agendamento de consultas ou na aquisição de algum tipo de produto ou serviço oferecido por você.  

A humanização é importante porque sua audiência também pode se identificar com o seu dia a dia, pois eles querem saber o que você faz além de trabalhar. Mostrar sua rotina é algo bacana. Não precisa expor totalmente sua vida particular, mas mostrar alguns momentos como rotina de treinos, alimentação, algum depoimento de vida, alguma história que aconteceu com você, faz com que eles se aproximem e não achem que você é um robô.  

MANTENHA A CONSTÂNCIA NOS CONTEÚDOS 

É como um efeito bola de neve, no início, você terá dificuldade em postar e se sentirá desmotivado, mas precisará manter a constância. Se o seu conteúdo for bom, a partir do terceiro mês você começará a ver os resultados. Seus conteúdos sendo compartilhados, aumentando as interações, você ganhando audiência. Até que o seu perfil irá rodar no automático e seus resultados de crescimento irão acontecer naturalmente.  

UTILIZE HASGTAGS NAS SUAS POSTAGENS 

Deixar de utilizar ou utilizar as mesmas hashtags em todos os posts faz com que limite seu engajamento nas redes sociais, então, varie bem as #’s quando for postar algum conteúdo. Uma dica que eu posso dar é sempre usar as hashtags de mais relevância do seu nicho. Baixe o app Leetags, que ele vai te ajudar.  

EVITE UTILIZAR UMA LINGUAGEM DIFÍCIL  

Uma das dificuldades dos profissionais da saúde nas redes sociais, é transmitir as informações de forma que todos os leitores entendam, muitas vezes utilizando linguagem e termos científicos. Sugiro que antes de postar sobre um determinado tema ou artigo cientifico, pense como se estivesse no seu consultório com o paciente e precisasse explicar determinado assunto de uma forma que ele entenda. Utilizar metáforas e sinônimos mais fáceis não demostram que você sabe menos, mas mostram que teve cuidado ao transmitir o conteúdo para que todos entendam, desde um profissional da área, um paciente ou um leigo interessado no assunto. 

NÃO UTILIZE SUAS POSTAGENS PARA ATINGIR OUTROS PROFISSIONAIS 

Se você não concorda com a forma de trabalho de determinado profissional, guarde para si. Utilizar suas redes sociais para gerar discussões ou para fazer memes “engraçados” que atinjam outras linhas de pensamento, faz com que atraia pessoas similares para sua audiência, então, o próximo a ser criticado pode ser você. Não precisa fingir ser amigo de todos, apenas seja mais profissional possível.  

EVITE ASSUNTOS DELICADOS E QUE GERAM DISCUSSÕES 

Falar sobre determinados assuntos como política e notícias que não envolvam a nutrição não é muito aconselhado. Assuntos como esses geram muita polêmica e discussão, pois existem muitas opiniões opostas. Como profissional da saúde, foque na saúde das pessoas e deixe outros assuntos polêmicos com especialistas das áreas.  

NÃO COPIE O CONTEÚDO DE OUTROS PROFISSIONAIS 

Nada se cria, tudo se copia. Na maioria das vezes isso é verdade, mas copiar sem referenciar o autor do conteúdo é feio e queima seu filme. Repostar conteúdo de outros profissionais no seu perfil não faz com que seu paciente migre para o outro profissional, na verdade, só mostra que você e outros profissionais se apoiam em transmitir conteúdos de valor ao público. Além disso, isso cria uma rede de amigos nas redes sociais, fazendo que ambos sempre se apoiem.  

FOQUE NO NETWORKING 

Por último, porém um dos mais importantes, é saber aproveitar as redes sociais para fazer um bom networking. As redes sociais facilitam muito para você estar próximo de pessoas e profissionais que te agreguem. Um bom círculo de amigos e profissionais que seguem o mesmo pensamento que você, te ajudará a abrir diversas portas profissionais. Porém, entenda que o networking é uma troca mútua e não uma rede de apoio. Não vá atrás de profissionais com o intuito de crescer as custas deles. Mostre que você é bom e capaz, mostre seu potencial e contribua através dos seus talentos.  

Bom, essas são algumas dicas que aprendi na prática e que vão te ajudar a criar uma autoridade no meio digital, para transformar as suas redes sociais em uma extensão do seu trabalho. Siga cada uma delas, estude cada ponto com muita atenção e logo verá a diferença.   

Não tenha medo, apenas tente. Tente mais de uma vez. Não vai ser fácil e muitas vezes você irá se questionar se está fazendo a coisa certa, mas se você entregar o seu propósito ao mundo, com o mesmo amor que tem por ele, o mundo irá te recompensar. Não escute os pessimistas. Vá em frente e busque o que é seu. Aproveite todos os recursos que você tem, seja diferente dos outros, não durma para poder sonhar, sonhe para poder colocar a cabeça no travesseiro e poder dormir, com a certeza de que o melhor trabalho foi feito.  

Desejo a todos vocês, o maior sucesso que possam alcançar. O universo é o limite, e o universo é infinito.  

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