Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sabe-se que proteínas são macromoléculas as quais participam de vários processos vitais para o ser humano, dessa forma uma grande parte de proteínas são provenientes de alimento de origem animal, se apresentando alimentos de alto valor biológico, pois contribuem com todos os aminoácidos essenciais que um organismo humano necessita.

Os alimentos ricos em proteína são as carnes vermelhas (bovina e suína), brancas (peixe e frango), ovos, leites e derivados. Já as carnes veganas de origem vegetal apresentam todos os aminoácidos essenciais, necessitando de uma combinação entre si para garantir a demanda do organismo. Logo, os vegetarianos e veganos devem garantir a ingestão de uma dieta variada, unindo a carne à base de plantas com diversos tipos de vegetais, grão, leguminosas e oleaginosas.   

Plant Based

Com o avanço da tecnologia em produtos alimentícios, aumenta-se também a preocupação com a qualidade e preparo de suas matérias-primas, apresentando-se necessário o cuidado com a condição funcional das matérias-primas, evitando possíveis perdas econômicas, assegurando a qualidade do produto final.  

Para uma alternativa de fonte de proteína sustentável, foi apresentado ao público os produtos “plant-based”, traduzidos como produtos de origem vegetal, sendo referidos a alimentos substitutos de produtos de origem animal, como descritos acima. O consumo desses produtos vem crescendo exponencialmente, apresentando incríveis números de US$ 5 bilhões em vendas só nos Estados Unidos em 2019.   

O Que É Um Alimento Análogo?

Esses alimentos são classificados como análogos à carne por imitarem as características sensoriais e serem classificados conforme a terminologia usada para a carne animal. Os produtos não análogos a carne animal prioriza os alimentos vegetais, preservando as características sensoriais de um vegetal.  

Produtos Análogos

Alguns exemplos a análogos à carne animal, são os hambúrgueres de ervilha, grão-de-bico, soja, feijão, beterraba e leveduras. O hambúrguer a base de plant-based, foi desenvolvido pela indústria com o intuito de atender a esse novo público exponencial de vegetarianos e veganos, utilizando a ciência a favor desse público, como, por exemplo, modificar geneticamente as leveduras, criando um dos ingredientes mais utilizados por essa indústria, a leg-hemoglobina (leg-Hb) de soja, sendo uma partícula muito parecida a hemoglobina e à mioglobina do animal, podendo dar ao hambúrguer “plant-based” a cor avermelhada.  

Para se assemelhar mais ainda ao hambúrguer tradicional, é necessário a adição de gordura saturada em quantidades equivalentes à da carne de origem animal, apresentando quantidades superiores de sódio, ao se comparar com o hambúrguer tradicional. Analisando esses valores em sódio, pesquisas em um hambúrguer vegetal apresenta 10x mais de sódio, ao ser comparado com um de carne bovina, porém apresenta muito mais benefícios como 6x mais presença de fibras e sais minerais. 

Show CommentsClose Comments

Leave a comment

Subtitle
Subscribe to Newsletter

Subscribe to our Newsletter for new blog
posts, tips & photos.